Cura pela Palavra para a Ansiedade!


Graça e Paz querida Mulheres de Deus!
Quero compartilhar com você uma mensagem vinda do coração do Senhor para nossas vidas hoje!


Em dias corridos, com tantas preocupações e desafios para nós mulheres, lhe pergunto: 
- Como responder a nossa "ANSIEDADE"
É sobre ela mesmo que quero conversar com você!


Mas analisando no âmbito da psicologia o que de fato é ansiedade?
Ansiedade é um sentimento de apreensão, mal estar, preocupação, angústia e/ou medo, acompanhado de um despertar físico intenso.


A ansiedade pode ser: aguda, quando surge repentinamente, de grande intensidade e de pequena duração; crônica, persistente e duradoura, mas com menos intensidade. São pessoas que preocupam-se o tempo todo com diversas situações; normal, quando existe uma ameaça real ou uma situação de perigo, ela se controla quando a situação acaba e pode ser neurótica, uma ansiedade exagerada, vem com o desespero e medo, mesmo quando o perigo e pequeno ou inexistente pode ser resultado de conflitos íntimos, inconscientes (traumas emocionais).

O fato é que não há nada de errado em reconhecermos com realismo os problemas e conflitos e tentá-los resolver. Ignorar o perigo e problemas é insensato.
O que temos que observar é: - é pouco saudável deixar com que eles te paralisem com uma excessiva aflição.

A ansiedade na Bíblia:

Alguns homens de Deus relatados nas escrituras passaram por momentos de grande ansiedade e muitas vezes depressão, e no auge alguns até mesmo pediram a morte como: Moisés (Nm 11:15), Elias (I Rs 19:4), Jonas (Jn 4:3), Jeremias (Jr. 20:14-18), Paulo (II Co 1:8).
Estes homens passaram por momentos em que a ansiedade foi tão intensa que alguns deles desejaram a morte, ou até mesmo não ter nascido.
Como lhes veio a cura para esta intensa ansiedade?
Algo em comum estes homens vivenciaram, foi a cura através da Palavra de Deus! No momento certo, o Senhor veio com uma palavra de cura para estes homens e imediatamente eles se levantaram!

O que a Bíblia fala sobre a ansiedade?
  • Jesus no Sermão do Monte: (Mt 6:25-34)  "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
    Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
    Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
    E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
    Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
    Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
  • Pedro diz para lançarmos nossa ansiedade aos pés do Senhor: (I Pe 5:7) lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
  • Paulo diz que em meio a ansiedade podemos experimentar a paz: (Fl 4:6-7) Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
Quais os efeitos, as reações da ansiedade em nossas vidas?
  • Reações físicas: úlceras, dores de cabeça, alergias de pele, dores nas costas, falta de fôlego, insônia, cansaço, perda de apetite, pressão sanguínea aumentada, tensão muscular, entre outras. Quando os sintomas persistem se tornam "Doenças Psicossomáticas", doenças causadas por nossas emoções.
  • Reações psicológicas: reduz o nível de criatividade, de raciocínio, interfere na capacidade de pensar, de lembrar. Prejudica o bom relacionamento com as pessoas que nos cercam.
  • Reações Defensivas: quando a ansiedade cresce se apoia em atitudes e pensamentos que amortecem a dor da ansiedade: culpar os outros, negar, reações infantis, comer compulsivamente, roer as unhas, drogas, álcool, queixas hipocondríacas, etc.
  • Reações Espirituais: pode nos motivar a buscar ajuda Divina, mas também pode nos afastar de Deus.
Cheios de preocupações descobrimos que não temos tempo de orar, não nos concentramos na leitura da Palavra, reduz o interesse pelos cultos, nos tornamos amargos.

E quando suas orações não são respondidas se tornam impacientes com o SILÊNCIO NO CÉU.
Nós vimos no início o nome de alguns homens relatados na Palavra que viveram intensa ansiedade e como eles foram curados? - através de uma palavra vinda de Deus.

E quando Deus não fala?
Foi o drama que viveu o Rei Saul (I SM 28:5-6), ele estava prestes a enfrentar o exército dos filisteus em uma batalha e consultou o Senhor, porém Deus não o respondeu.
Ele sem suportar o silêncio do céu buscou uma médium. Foi o seu erro e tem sido o de muitas pessoas, isso lhe causou a morte. Nossa impaciência e falta de perseverança pode nos causar morte espiritual.

Em Apoc. 8:1-6 mostra que pode haver silêncio no céu.
céu normalmente é descrito como um lugar de muito barulho, vozes adorando, cânticos, brados. Mas lemos que ao abrir o 7º selo, “houve silêncio no céu, por cerca de meia hora.”

As vezes este silêncio ocorre em função do nosso pecado, como foi o caso do Rei Saul; (Isaias 59:1-2)”Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”

Mas há casos que pode simplesmente fazer parte dos planos de Deus. João pode ver o que acontece no céu quando tudo está em silêncio.

Continuação no próximo post já publicado: "O que acontece quando há Silêncio no Céu".


Comentários

  1. - Adorei, aprendi e me divertir também. Convido será bom participar do nosso Departamento Feminino. Tenho certeza que vcês vão amar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário