Bipolarismo Espiritual

Bom dia amadas mulheres!

Neste dia quero compartilhar com vocês uma mensagem poderosa que foi ministrada pelo meu marido Pr. Cláudio Sampaio neste domingo em nossa igreja, foi um agir de Deus tremendo em nossos corações e creio que também será para o seu. 
Receba esta palavra vinda do Senhor para sua vida neste dia!


Perigos do Bipolarismo Espiritual

Lemos na Bíblia Sagrada em Tiago 1:7-8: "Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de ânimo (coração) dobre é inconstante em todos os seus caminhos."

Hoje sabemos que 8% da população mundial sobre com uma doença chamada Transtorno Bipolar, este transtorno causa uma instabilidade no humor da pessoa, fazendo com que em um período de tempo ela esteja eufórica, extremamente feliz e em outro período sem nenhuma explicação fique depressiva. Esta doença normalmente se desencadeia após algum trauma ou estresse ocorrido. Poucos casos são heranças genéticas.

Mas hoje quero fazer um paralelo entre esta doença do mundo pós moderno com a nossa vida espiritual.
Primeiramente vamos analisar os sintomas e estágios desta doença (Transtorno Bipolar)

* Sintomas da Euforia:
  1. Auto-estima inflada ou sentimento de grandiosidade
  2. Necessidade de sono diminuída (por ex., sente-se repousado depois de apenas 3-4 horas de sono)
  3. Mais eloquente do que o habitual ou pressão por falar
  4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão muito acelerados
  5. Distratibilidade (isto é, a atenção é desviada com excessiva facilidade para estímulos externos insignificantes ou irrelevantes)
  6. Aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, no trabalho, na escola ou sexualmente) ou agitação psicomotora
  7. Envolvimento excessivo em atividades prazerosas com um alto potencial para consequências dolorosas (por ex., envolvimento em surtos incontidos de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros tolos)

* Sintomas da depressão: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
  1. Anedonia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
  2. Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
  3. Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
  4. Fadiga ou perda de energia;
  5. Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
  6. Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
  7. Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
  8. Ideias recorrentes de morte ou suicídio.

    O que isto tem a ver com a nossa vida espiritual? Muitas vezes o nosso comportamento se dá da mesma forma e com os sintomas parecidos com esta doença. A palavra em Tiago diz que de maneira nenhuma receberemos algo do Senhor se formos inconstantes, de ânimo dobre.


    Características do Bipolar Espiritual:

    -Inconstantes na frequência aos cultos. Numa semana estão super entusiasmados na igreja, na outra ninguém sabe por onde andam.
    -Inconstantes no interesse pela evangelização.

    -Inconstantes na doutrina. Hoje, aparentemente tão firmes, amanhã negando tudo que defendiam hoje.

    As características de uma pessoa inconstante são: facilidade de mudar de opinião; mudança de foco, mudança de procedimento. Instabilidade. Volubilidade. Pessoa com duplo estado de espírito.
    Pessoas que horas são boas, educadas, amigas, simpáticas, hospitaleiras, sensíveis... e que em outra agem com arrogância, grosseria, indiferença, falta de amor, falta de lealdade. 
    A inconstância faz com que as pessoas mudem com facilidade de opinião; deixam-se levar por boatos acerca de vários assuntos sem ao menos saber a veracidade de tais. São levadas pelo vento... Nadam conforme a correnteza... um coração inconstante corre sérios riscos...


    Em Efésios 4:14 diz: "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, com engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."


    E vimos neste texto Três Perigos da Inconstância:
    1) Imaturidade: são como meninos, não crescem, são levados com facilidade;
    2) Engano: são facilmente enganados;
    3) Confusos: ficam com um enorme ponto de interrogação em seus corações, duvidam. Ler Tiago 1:5-8


    A inconstância nos causa essas reações, em momentos estamos alegres, felizes com Deus, em outro momento queremos desistir, parar. Ficamos confusos com nossos sentimentos, nos relacionamentos, etc.


    O que o Senhor quer de nossas vidas?


    I Tm 6:11-12 - "Tu porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas."


    Prov 28:14 - "Bem aventurado (mais que feliz) o homem constante no temos de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal."


    I CO 15:58: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."


    Seja curada neste dia da inconstância... peça ao Espírito Santo a sua cura e pratique os princípios da Palavra de Deus!
    Em Nome de Jesus!



Comentários